14 abril 2014

Márcia Ferreira • 1986

Ripado por Nell


01. Chorando se foi
02. Me liga
03. Leve e solta
04. A procura de você
05. Junto a mim
06. Não sofra assim, paixão
07. Doce
08. Fim de semana
09. Vejo em teu olhar
10. Mas que gracinha (Part. Edelson Moura)
11. Sou louca por você
12. Vida
13. Chorando se foi (Playback)

CD

  Boa tarde (bom dia ou boa noite)! Hoje irei trazer para o meu blog mais uma raridade exclusiva por Nell! Um clássico da música nacional! O terceiro álbum da cantora de onde saiu o sucesso internacional "Chorando se foi" (Llorando se fue), sendo gravado por muitos artistas brasileiros, incluindo pela banda Kaoma. 

  Você, caro leitor, provavelmente já deve ter ouvido sobre o plágio dessa música pela Kaoma, não é? Na verdade a banda não teve nada a ver com isso, mas sim os produtores Olivier Lorsac (nome verdadeiro Olivier Lamotte d'Incamps) e Jean Karacos (Jean Geor). Tudo aconteceu quando os dois franceses estava passando férias na Bahia, em 1988, quando conheceram a música "Chorando se foi", de Márcia Rodrigues. De volta a Paris, Oliver Lorsac arrumou o pseudônimo de Chico de Oliveira e registrou em um cartório de Paris a música como se fosse dele. Ele também mudou o título para "Lambada". A banda Kaoma era formada por múicos de vários países, tais como França, Martinica e Brasil. Os produtores então escolheram a cariocaLoalwa Braz, que já morava na Europa desde 1985. O disco da Kaoma foi lançado com enorme sucesso em 1989 intitulado "Worldbeat" (Batuque mundia) e vendeu mais de 15 milhões de cópias em todo o mundo! A música "Chorando se foi" ficou em primeiro lugar nas paradas de França, Suécia, Inglaterra, Russia, Portugal, entre outros. Além de estourar também no Brasil, obviamente, Austrália e Estados Unidos. Quando a música foi divulgada no Brasil Márcia Rodrigues ficou extremamente abalada e, em concordância com Márcia Ferreira, moveu um processo contra os produtores. O processo durou mais de 1 ano. a audiência final ocorreu no dia 7 de março de 1991. Para ir para a Europa, já que a audiência aconteceu em Paris, e cantora foi viajou em segredo e protegida por um forte esquema de segurança. Na audiência estacam presentes os autores originais, os irmãos Hermosa, a EMI Songs e os produtores da banda Kaoma. Os verdadeiros donos ganharam a causa, é claro, já que estavam presentes com toda a documentação da música, a autorização da EMI autorizando a adaptação para o português e a primeira adaptação gravada em 1986 pela Márcia. O juiz decretou que:

 1°. Que os produtores da banda Kaoma indenizassem a Editora EMI Songs e os autores pela apropriação ilegal da obra. Um acordo foi feito entre os produtores e a EMI Songs, pois a música "Chorando se foi" tinha tomado dimensão planetária e até incontrolável pela execução e vendagem em várias partes do mundo.

 2°. Nenhum fonograma, ou seja, discos e vídeos com a música deve sair com o nome de "Lambada", mas sim com o nome original da canção, "Chorando se foi" e os nomes de Ulisses Hermosa e Gonzalo Hermosa, Márcia Ferreira e José Ari devem constar como autores a partir daquela data em todas as gravações de qualquer banda ou artista, em qualquer parte do mundo.
 3°. Também ficou claro que a única representante para autorizar a regravação desta obra musical por qualquer artista ou banda, em qualquer parte do mundo, é a Editora EMI Songs, a qual representa os autores e os versionistas originais: Ulysses e Gonzallo Hermosa, Márcia Ferreira e José Ari. 
Além de um clássico da música nacional o disco trouxe muita polêmica, não é?! As músicas que se destacam são: "Chorando se foi" (obviamente), "Fim de semana" (regravada por Rick & Renner em 1999) e o lento "A procura de você". O disco é também considerado brega por ter músicas românticas no ritmo do brega do Pará ("Junto a mim"). 
Por hoje é tudo, pessoal! Ah! Caso queiram ler mais sobre a polêmica leiam a bibliografia. Até a próxima e boa viagem às estrelas! 

3 comentários :