17 janeiro 2015

Trem da Alegria • 1985

CD/LP

Colecionador: Музыкант
Formato: CD/LP
Qualidade: MP3/320 kbps

01. Un, duni, tê
02. Dona felicidade
03. Lili (Hi lili lo)
04. Cachorrinho entra na roda
05. Fliper, meu golfinho amigo
06. Vai e vem
07. O balão iluminado
08. Coqui
09. Bolo do amor
10. O atleta do século
11. Meu pequeno Tommy
12. Canta, canta passarinho
13. Abc do Bicho Papão
14. Contando carneirinhos
15. Uni, duni, tê (Karaokê)



  Olá, viajantes! Estão gostando das férias? Eu estou. E para a minha alegria não tenho que me preocupar com a escola pois... eu já terminei! Ah! Como as férias são boas... E para entrar mais no clima de férias eu irei falar sobre o segundo disco do Trem da Alegria.

  Mesmo que o Balão Mágico seja considerada a maior banda infantil dos anos 80 eu prefiro o Trem da Alegria pois acho as músicas mais “bonitinhas”, como diria o radialista Diguinho Coruja. Aliás foi no programa dele, na época em que estava na Band FM, que eu conheci a música infantil. Um homem de 30 anos cantando essas músicas feito criança era irônico, haha. Não lembro qual foi exatamente a primeira que eu ouvi, mas lembro as primeiras: Piuí abacaxi e Dona felicidade. Desde então comecei a me aprofundar no gênero e conheci vários clássicos: Forças armadas da alegria, da Nova turma no Balão Mágico; A borboletinha, do Bozo; Estrela amiga, do Ping Pong; entre outras.

Trem da Alegria se apresentando na Barra Shopping, RJ.
Fonte: Letras do Trem
  Sendo um dos melhores álbuns da banda, este se destaca por usar a new wave como base para as músicas. Esse arranjo moderno (para a época) deu um clima mais mágico e fantasioso, fazendo com que se tornasse um disco clássico do gênero. É dele que saíram os sucessos Uni, duni, tê e Dona felicidade. Vale destacar outro ponto: assim como no disco anterior, ele está recheado de participações especiais. Algumas nem têm a participação do grupo ou cantam apenas no coral, são gravações exclusivas de cantores consagrados. Uma delas é Lili (Hi lili Lo), interpretada por Gal Costa e Moreno Veloso; Cachorrinho entra na roda, interpretada pelo Palhaço Carequinha (Ele já havia participado do disco anterior); Coqui, interpretado pelos Menudos; Dona felicidade, interpretada magnificamente por Lucinha Lins; Bolo do amor, interpretada pela Xuxa; entre outras. Gosto de todas essas que mencionei, só não curto muito as que tiveram a participação do Pelé (O atleta do século e ABC do bicho papão). Aquele que é fã do grupo conhece com certeza a música Piuí abacaxi, marca registrada do grupo por lembrar um trem. Mas há outra música com o mesmo, digamos... “tema”, e essa música é Vai e vem. Talvez os produtores pensaram que poderia se tornar a marca registrada da banda, o que não aconteceu. Apesar de ser boa não é uma das melhores. Outra música que chama atenção é O balão iluminado. Talvez seja um espécie de homenagem ao Balão Mágico. Quem sabe?! Outras que estão entre as melhores do disco são: Fliper, meu golfinho amigo, talvez a mais oitentista do álbum; Meu pequeno Tommy, regravada pela Patrícia Marx em 87, mas com outra letra por cima; Canta, canta, passarinho e Contando carneirinhos.

  Por hoje é isso, pessoal! Acessem o blog Letras do Trem clicando aqui para ler muito mais curiosidades do disco, incluindo a promoção da primeira tiragem. Até mais e boa viagem musical às estrelas! 

Um comentário :