24 novembro 2014

Baby Consuelo • 1985 • Sem pecado e sem juízo

Colecionador: Blog Música na veia

01. Sem pecado e sem juízo
02. Araruama
03. Mensageiro interplanetário
04. Delicado
05. Que delícia
06. Desejo colorido
07. Positiva
08. Rock das crianças
09. Sabor a mim

CD

  Olá, viajantes! Hoje irei trazer uma superprodução oitentista da Baby Consuelo (atualmente reconhecida como Baby do Brasil): o álbum Sem pecado e sem juízo, de 1985.

  Antes de entrar para a carreira solo a cantora fez parte de um grupo musical intitulado Novos Baianos, fazendo grande sucesso na década de 70. Mas o foco dessa postagem é sobre o álbum de 85 da cantora, então vou falar sobre ele (na verdade estou com preguiça de pesquisar sobre a banda). Mas o pouco que sei é que teve um álbum deles (Acabou chorare, de 1972) que foi considerado pela revista Rolling Stone Brasil como o “maior álbum de música brasileira de todos os tempos”. Inclusive foi nessa banda que ela conheceu o seu ex-marido: Pepeu Gomes, com quem teve três filhos, três deles formaram o conjunto SNZ. Leia os seus belíssimos nomes: Sarah Sheeva, Nana Shara e Zabelê. Poxa! Não é justo que os pais tenham um nome daora (apesar de um pouco estranho) e as crianças tenham um nome tão cancerígeno. Nem quero saber o nome das outras para não ter pesadelos à noite!

  Como resultado do casamento com o Pepeu Gomes, várias músicas desse disco foram compostas pelos dois. A capa, inclusive, é parecida com o álbum Energia positiva, também de 85, do Pepeu. Nas duas aparece a palavra "Rá" e possuem o fundo branco. Uma outra semelhança é que as músicas Ela é demais, do Pepeu, e Positiva, da Baby, possuem um instrumento musical simulando uma voz humana cantando.

 Apesar de não ser o mais vendido da cantora, esse disco vendeu mais de 1.100.000 cópias. O mais vendido foi o álbum Canceriana telúrica, de 1981, com mais de 1.400.000 cópias. Duas músicas do disco entraram para a TV: Sem pecado e sem juízo, na novela Roque Santeiro; Que delícia, no especial infantil da Globo intitulado A era dos Halleys. Outra curiosidade é que a música Mensageiro interplanetário é dedicada inteiramente ao Thomas Green Morton (uma das melhores do disco! Note os arranjos do final da música). Clique aqui e leia o terceiro parágrafo para saber o porquê. Outras que se destacam são Desejo colorido e Sabor a mim (Sabor a mi), com aquele clima dos anos 80! E ainda tem mais! O disco foi presenteado com a participação de Ademilde Fonseca  (nem sei quem é) na música Delicado! Outra curiosidade (poxa! Mais uma?): como a cantora era muito querida pelas crianças na época, foi incluída uma música infantil, essa música é Rock das crianças. Escrita inicialmente pelas três filhas da cantora, a gravação contou com um coro de 20 crianças que se divertiram no estúdio com doces e refrigerantes.

  Logo após a gravação do disco iniciaram-se alguns conflitos com o Pepeu Gomes, um tempo depois eles se separaram. Talvez por isso ambos ficaram um tempinho fora dos estúdios. Ah! A primeira e a última música estão com vinhetas. Ao retirá-las acabei diminuindo a qualidade da primeira música. A última acabou ficando com a vinheta (para que colocar vinheta na música?!). Por isso baixe as duas músicas danificadas no observações*. Eu poderia repostar o disco inteiro, mas estou com muita preguiça (BC, seu preguiçoso!). Mas quando o link quebrar (e espero que isso demore para acontecer ou que pelo menos não aconteça) eu reposto por inteiro. Por hoje é isso, pessoal! Até a próxima e boa viagem musical às estrelas!

Curiosidades:
•O álbum vendeu mais de um milhão de cópias.
•O bebê na capa do disco é Kriptus Baby, e seu nome é cancerígeno.


Bibliografia:
•http://pt.wikipedia.org/wiki/Baby_do_Brasil
•http://pt.wikipedia.org/wiki/Pepeu_Gomes

http://espacodamusicadownload.blogspot.com.br/2012/10/download-1985-sem-pecado-e-sem-juizo.html
http://babydobrasil.webnode.com.br/products/sem-pecado-e-sem-juizo-1985-/

*Obervações: clique aqui para baixar a primeira e a última música em 320 kbps.

Um comentário :