01 outubro 2013

Márcia Rodrigues - Girassol de fogo - 1996



01. Queimando em você
02. Namorar é bom
03. Bota pra ferver
04. Contramão
05. Sussuarana
06. Deitar e rolar
07. Gostosura
08. Salsa pra que te quero
09. Algo errado
10. Bolar um plano
11. Girassol de fogo
12. Sangue-afro
13. Uma noite não é nada
14. Me pede que eu faço

CD
  Esse álbum foi lançado em 1996, dois anos depois que eu nasci! Eu tinha apenas 3 anos e por incrível que pareça me tornei um colecionador de músicas românticas nacionais, incrível.
 .Dê uma lida nessa postagem da Márcia, tenho certeza que você irá adorar!
  Vamos a crítica!

1°. Queimando em você: A primeira música é uma lambada (eu acho)! Fala sobre uma mulher que está apaixonada (e cheio de tesão pelo "moreno"), ela se declara para o "moreno" de uma forma bem "quente". Caso você for ouvir esse CD em uma viagem, essa é uma daquelas músicas que não se deve pular!

2°. Namorar é bom: A segunda música é um reggae e fala sobre namorar, a... personagem fala sobre os lados positivos de namorar (nossa! Sério, BC?). O arranjo dessa música é perfeito! Eu não "peguei" essa época, mas, dos álbuns que tenho aqui no meu acervo, no final dos anos 90 a qualidade da música brega caiu muito! O "teclado" que faz abre a música está de parabéns! E o coro também (♪ namora, namora, namora, namorar é bom ♪♫)! Quando o "teclado" aparece novamente após o refrão ele se junta com o coro da música, se destacam também o contra-baixo e a guitarra, enfim, uma das melhores músicas do disco!

3°. Bota pra ferver: A terceira música é uma salsa (ou lambada) e essa, diferente das duas primeiras, não fala sobre o amor! Ela "convida" você para dançar (♪ e bota pra ferver a água desse mar ♪♫). O arranjo é muito bom! Ótima para dançar;

4°. Contramão: Um saxofone abre essa música! É uma das mais lindas do álbum! Fala sobre uma mulher que está tentando esquecer de um homem (não, não é moreno), ela precisa encontrar uma saída mesmo que tenha que andar na "contramão", tudo isso porque o homem mudou demais (u.u)! Nas mãos dela ele era um "menino" e, de repente, mudou! A nossa personagem está tendo problemas com o nosso "amiguinho", ela está tentando esquece-lo.
  O arranjo dessa música é sensacional! A bateria...como posso dizer...com "eco" e aquele saxofone que vai acompanhando até o final da música, realmente, essa é uma música muito linda!

5°. Sussuarana: O primeiro forró do álbum. Essa música, creio eu, tem um duplo sentido ('-'). Sussuarana (Felis concolor) é uma onça, porém, na música, Sussuarana é uma cobra (por isso o duplo sentido). Leia alguns trechos:

(...) Lá vem a minha cobra, Sussuarana, preparando o velho bote que é pra eu não fugir,
chega com a língua de fogo e da beira da cama lança o seu "mortal pinote" (acho que é isso!) pra me consumir (...) sobre o lençol espera de tocaia (...) que boca de maça (...) só pra botar veneno no meu coração. (...)

 Viram? Hahaha. O arranjo dessa música é agradável, dá muita vontade de dançar!

6°. Deitar e rolar: A história, assim como a da terceira música, é bem simples: uma mulher cheia de tesão quer deitar e rolar com um cara. É como se fosse uma continuação da primeira música (parece que o "moreno" se deu bem).
  O arranjo, novamente, não desanima! É muito bom!

7°. Gostosura: Nessa música, uma mulher se declarando para um homem. Ela começa com uma letra bem romântica: (...) Quero o calor da tua boca / quero o teu corpo sobre o meu (...) A letra dessa música é um pouco quente (se é que me entendem). O arranjo é bom, não é ruim não;

8°. Salsa pra que te quero: Como próprio nome diz, essa música é uma salsa. Na história, a nossa jovem gosta de "bailar" uma salsa sobre as estrelas com o amor dela. O arranjo também é bom;

9°. Algo errado: Mais uma música romântica! Na história, a nossa jovem está apaixonada e está com medo de se declarar, como ela mesmo diz: (...) veio cedo demais esse amor eu não quero assumir (...) O arranjo dela é perfeito! Como eu havia dito antes: (...) no final dos anos 90 a qualidade da música brega caiu muito! (...) Enfim, é uma das músicas mais bonitas do disco! Eu me identifico muito com ela;

10°. Bolar um plano: Na minha opinião (pelo menos por enquanto), essa é a mais bonita do disco! Na história, a nossa amiguinha está tentando bolar um plano para conquistar um jovem: (...) tenho que arranjar um jeito pra te conquistar, eu tenho que bolar um plano (...)

11°. Girassol de fogo: Girassol de fogo, o nome do disco; a letra dessa música é muito boa! Essa é daquelas músicas em que, se você estiver olhando fotos de um "amigo (a)" (se é que vocês me entendem) você pode começar a gostar... O refrão é lindo (por isso que você pode se apaixonar)! Deve ser por isso que esse é o nome do disco.

12°. Sangue-afro: Como o próprio nome sugere, essa  música fala sobre a cultura negra. O arranjo é bom (é ruim não), mas esse é o tipo de música que, se eu estivesse viajando, iria pular.

13°. Uma noite não é nada: Mais uma romântica! Uma das melhores do disco! A história é linda! Não...mais do que isso...é perfeita! Nossa jovem está apaixonada e está muito feliz porque ele voltou para ela, nossa jovem está tão apaixonada que irá deixar para conversar somente pela manhã, pois, como ela mesma diz: (...) vem logo que uma noite não é nada / a saudade não pode esperar / por que não aproveita a madrugada / esquece tudo e vem me amar (...) 

14°. Me pede que eu faço: A história dessa música é bem simples: a mulher está apaixonada (e cheia de tesão) e está disposta a fazer tudo o que o nosso amigo mandar. O arranjo também é bom.  
  Esse CD é muito bom, das 14 músicas eu só não curti muito a faixa 12 e 14, e você?


Nenhum comentário :

Postar um comentário